terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Rubem Fonseca por Quentin Tarantino: eu acho...

...não, tenho certeza. Se houvesse alguma crise criativa no cara ainda provido de conteúdo capilar nas fotos ao lado, Mr. Quentin Tarantino, teria uma excelente obra a adaptar ao ler "Feliz Ano Novo", do escritor Rubem Fonseca. Pra ser mais específico, o cabeludo deveria ler o conto que dá nome a obra.

Li o conto na segunda passada, em uma das idas e vindas da minha pesquisa, em que peguei alguns livros e, na minha habitual curiosidade, fui procurar outros totalmente alheios a ideia principal de estar ali. Foi a primeira vez que li esse conto. Pra quem já conversou comigo e ouviu sobre as minhas preferências literárias, com certeza já me ouviu pagar pau pro cara. Eu sou fã dele desde pequeno, digo, desde que li outro livro, "Vastas emoções e pensamentos imperfeitos".

O estilo de escrita do Vastas Emoções é simples e denso ao expressar as idiossincrasias da personagem, sem ser enxuto demasiadamente, e culto ao ponto de interrelacionar temas sem muita conexão entre si quando fala sobre investigação policial, geologia e temáticas oníricas, fizeram dessa leitura uma das mais afudês que eu já fiz até agora. Recomendo que não se morra antes de ler, pelo menos uma vez.

Mas então, voltando ao Tarantino... Pelo estilo do branquelo feio, acho que se alguém passasse o conto pra ele, e o Rubem não resolvesse vetar (ele é um aficionado por cinema e, pelo que já li a respeito, é bem exigente com suas adaptações), acho que seria fácil sair algo - acredito que um curta seria mais viável, já que é um texto bem curto e simples. Depois da leitura, o insight aconteceu quase que instantaneamente!

Bem que alguém poderia passar essa ideia pros caras. Seria muito interessante de ver.

Um comentário:

  1. Eu só tenho uma coisa a declarar eu quero ler o livro q foi mencionado acima hihi =) lalá

    ResponderExcluir